Pratos Incríveis começam com temperos incríveis!

Pratos Incríveis começam com temperos incríveis!

12 de maio de 2020 Off Por joao tchernev

Você pode variar os sabores dos seus pratos ou suas criações com os mais variados temperos que estão disponíveis aqui no Brasil ou pelo mundo, afora.

No entanto, não é fácil sair do básico, como o sal e a pimenta.

Ainda e principalmente, se você estiver apenas iniciando no mundo da gastronomia.

Se você quer quiser explorar este vasto universo da boa comida e até arriscar como um “chef”, preparamos uma breve lista com os ingredientes mais populares ou comuns e seus possíveis usos.

É muito importante explorar ou ter ciência dos temperos pois isso vai te levar a mais sabores e mais possibilidades e deixar de lado as coisas mais comuns ou aquelas já prontas.

Temperos já prontos não são tão bons no sabor e muito menos são bons para a sua saúde.

Você pode ir treinando os temperos e acostumando seu paladar até chegar nos que mais lhe agradem. Esta dica é do chef Alan Datorre, da Academia Gourmet.

Temperar para fazer sucesso!

alecrim para temperar sua carne

 

alecrim para temperar sua carne

Alecrim: um dos temperos mais clássicos na gastronomia, ele tem um perfume doce e fresco que acompanha muito bem as mais variadas carnes. É geralmente um tempero usado em pratos com tempo de cozimento mais longo. Seus talos também são ótimos para agregar sabor a sopas e guisados, batatas e carnes assadas (como frango, porco e salmão), pães como focaccia, tortas e cozidos. Você também pode usar os talos de alecrim para grelhar vegetais.

Alho poró: segundo o chef Alan, ele substitui o alho comum, que é mais forte de sabor e de aroma. Tem uma intensidade menor, e fica muito bem em recheios de tortas, pizzas e salgados de maneira geral. Suas principais características são o frescor e a delicadeza. As folhas podem ser utilizadas para saborizar caldos de sopas e fundos de legumes, e a raiz bem higienizada vira um chips delicioso quando frita, ótima para decorar pratos.

Anis estrelado: esse fruto originário da China é ligeiramente amargo e tem um aroma bastante presente, utilizado principalmente para carnes de porco e pato, ou para aromatizar bebidas, como chás e coquetéis, e doces (bolos e biscoitos). Ele cai muito bem com sabores agridoce e dá um toque exótico aos pratos. Mas cuidado, é preciso dosar muito bem a quantidade.

Baunilha: não importa se você vai utilizar a fava ou a essência, a baunilha é a pedida certa quando o assunto é confeitaria. Vai muito bem em bolos brancos, em tortas, para saborizar o leite ou para fazer panacotas e biscoitos. Para quem é mais ousado, aconselha-se testar uma pequena quantidade em molhos brancos para acompanhar saladas de folhas.

Cardamomo nas suas preparações.

 

Cardamomo nas suas preparações.

Cardamomo: É, aliás, outro tempero exótico, mas que está cada vez mais presente nos mercados ou feiras, a sementinha nativa da Índia deve ser retirada da casca e amassada ou comprada em pó. O cardamomo nada mais é do que um primo do gengibre, mas mais sutil no sabor e no aroma. Pode ser usado em qualquer preparo que levaria cravo, gengibre ou canela, como caldas doces. Ele aromatiza com um perfume delicado, mas tem um sabor marcante. Pode fazer parte de bolos, reduções para carnes vermelhas ou de porco para dar uma sensação próxima à do gengibre, mas com menos força. Lembre-se de utilizar pouco, cerca de duas ou três sementinhas por vez.

Cebolinha: bastante utilizada para enfeitar pratos, a cebolinha é cheia de refrescância e traz um sabor bem suave. Para o especialista, é o tipo de tempero que deveria estar presente em praticamente todos os pratos, do vinagrete à galinhada. O importante é sempre utilizar ao final do preparo para que ela mantenha o aroma e não perca totalmente o gosto.

Coentro: amado por uns, odiado por outros, ele tem sabor e perfume bastante fortes e estimulantes. “Ele rouba bastante a cena, principalmente quando utilizamos a versão selvagem. Refrescante, doce e picante, o coentro é empregado para dar o toque final em pratos com pescados, aves, arroz e também em massas, molhos e saladas. Seus talos aromatizam ensopados com legumes e feijões

tempere sua carne de porco

 

tempere sua carne de porco

Cominho: vendido em semente ou em pó, ele é um tempero de coloração amarelada originário no Egito. Perfeito para molhos e marinadas de carnes vermelhas e de porco, carnes assadas, cozidas ou de panela. Para quem aprecia o sabor, também é possível utilizar para dar sabor ao feijão e sopas de legumes.

Ainda mais opções para seus pratos

Cúrcuma: também conhecida por açafrão da terra, ela é bastante comum no Brasil e agrega um sabor forte e aroma levemente picante. Ainda, Substituindo o coloral no arroz, ou em pequenas quantidades para temperar e agregar sabor ao feijão e carnes em geral (incluindo o peru, que pode ser marinado com ela, a cebola e a cerveja clara). Outro uso é na massa fresca (cerca de 10 ou 12 gramas) para colorir e dar um aspecto mais agradável, concluindo.

Curry: É um condimento indiano preparado a partir da mistura de diversas especiarias: açafrão-da-índia, canela, cardamomo, coentro, cominho, cravo, gengibre, noz-moscada e pimenta.. Picante e com coloração forte, ele precisa ser usado em pequenas quantidades para realçar o sabor e trazer essa lembrança de culinária do oriente. Pode ser colocado em guizados, ensopados, peixes, frutos do mar e carnes vermelhas”, aponta.

Endro: ainda pouco conhecido no Brasil, ele tem um sabor bem parecido com o da erva-doce e é a escolha perfeita para temperar peixes e sopas, ou para conservas de pepinos.

Estragão: com folhinhas pequenas e saborosas, ele é uma boa pedida para temperar a carne de porco, frango, peixe ou mesmo em saladas à base de vinagrete. Também é comum em maioneses e outros cremes de ovos.

Louro: muito bem-vindo para dar um sabor refrescante, cabe bem para o preparo de arroz, feijão, feijoadas, ou mesmo para cozinhar uma carne com cebola, em assados e até ensopados. Ele deixa refrescante, com um sabor gostoso e bem caseiro.

Mostarda: versões em pó ou semente tem um sabor que funciona muito bem com as carnes vermelhas e de porco, sejam grelhadas, assadas ou em ensopados. Também vai bem nas saladas de batata e de maionese.

nós moscada tem muitos benefícios

 

nós moscada na sua alimentação trás muitos benefícios.

Noz-moscada: a semente é a melhor pedida, ralando na hora para ter mais sabor e aroma. É uma especiaria muito aromática, utilizada tanto em pratos doces quanto em pratos salgados. É um tempero bastante intenso com um aroma forte e distinto. … Normalmente este tempero é associado a pratos doces e condimentados, tais como biscoitos, bolos de especiarias, pudins, tortas e custards.

Salsa: refrescante, ela cabe em todos os tipos de carnes, sopas e refogados. Também pode acompanhar verduras e molhos. E pode ser utilizada tanto no preparo dos alimentos, quanto apenas picada por cima para agregar cor e aroma, aliás.

Sálvia: É uma erva de sabor único e refrescante. Ela é muito utilizada nas cozinhas clássicas, mais na italiana do que na francesa. A erva acompanha bem carnes, como porco, pato, peru e frango, grãos e ovos, além de queijos e legumes, como a abóbora.

Tomilho: Também vai muito bem como tempero do arroz cozido ou arroz de forno. Dá, ainda, sabor especial a ensopados, guisados, sopas, legumes de grãos (lentilha, feijão branco) e também a carnes assadas gordurosas, como porco, carneiro e ganso. Pode também ser utilizado como aromatizante em vinagres ou queijos

Conteúdo baseado no site : fastshop.com.br